Cartucho de Mega Drive Captain Planet and the Planeteers
O conceito da série de desenhos animados do "Captain Planet" era simples e eficaz: cinco putos ganhavam de Gaia - o Espírito da Terra - cinco anéis mágicos que controlavam os elementos para combater os vilões poluidores do planeta. Quando a situação estava difícil para os adolescentes, os cinco anéis uniam o seu poder e convocavam o Capitão Planeta, um ser super-poderoso cuja fraqueza era a poluição. Saiba mais sobre a série, aqui: "Capitão Planeta (1990-96)".
Como tudo o que tinha sucesso, por entre as toneladas de merchandising, teve direito à sua versão em videojogo para proporcionar jogatina no conforto do lar. O videojogo "Captain Planet" ou "Captain Planet and The Planeteers" teve três versões, com modos de jogo distintos. Primeiro foi posta à venda em 1991 a que hoje nos ocupa, para ZX Spectrum e Amstrad. No mesmo ano também foi publicada a versão para Amiga e Atari ST e em 1992 chegou ao mercado a para a mítica máquina NES. Chegou a ser desenvolvido para a Master System e Mega Drive, mas não foram terminados, devido ás más críticas.
A versão para ZX Spectrum, publicado pela Mindscape tem mais informações no site "World Of Spectrum", e a de Amstrad CPC aqui. e o site Emuparadise tem até um link para fazer download do ROm para usarem com um emulador e jogarem em casa!